Resistência aos Antimicrobianos (RAM) é uma questão de saúde pública
A Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM) acontece anualmente entre os dias 18 e 24 de novembro. A campanha se trata de uma mobilização global que alerta para a importância do uso responsável de medicamentos antimicrobianos, como antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.
O tema escolhido para a campanha de 2025 foi “Tome uma atitude agora! Proteja nosso presente. Garanta nosso futuro”, reforçando o papel de todas as pessoas na preservação da eficácia desses medicamentos.
A resistência acontece quando bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem mutações, evoluem e não respondem mais aos medicamentos, tornando os tratamentos ineficazes. O problema representa uma crise de saúde pública mundial, compromete a capacidade de tratar infecções comuns e aumenta os riscos em intervenções que dependem de antibióticos eficazes.
Uma das principais causas do avanço da resistência é o uso irresponsável e excessivo de antimicrobianos, o uso de antibióticos para doenças virais, a interrupção precoce e sem recomendação dos tratamentos e o compartilhamento de medicamentos. Essas práticas não apenas prejudicam o tratamento individual, mas também contribuem para a disseminação de microrganismos resistentes na comunidade.
Todos podem contribuir para o controle da eficiência dos medicamentos. Algumas das ações que podem ser adotadas são:
- A prescrição adequada, realizada por profissionais médicos-veterinários;
- O uso responsável dos medicamentos, seguindo as recomendações de substâncias, período e dosagem dos medicamentos;
- O descarte adequado de medicamentos após o uso;
- A reeducação da comunidade, para que a adoção de hábitos seguros se torne o padrão;
- O monitoramento de casos por parte de gerentes da saúde;
- O cumprimento da legislação sobre uso e dispensação de antimicrobianos.
Antimicrobianos são medicamentos essenciais para a saúde pública. Use com responsabilidade e garanta a proteção de humanos, animais e meio-ambiente.
