3 de novembro: Dia Mundial da Uma Só Saúde
Medicina Veterinária: Pilar da interconexão entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental!
A Uma Só Saúde ou Saúde Única representa uma visão integrada, que considera a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. O conceito foi proposto por organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), reconhecendo que existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana.
As interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras. Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses. Segundo a OIE, cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais, portanto, são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes.
O conceito Uma Só Saúde define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da Saúde. Essa integração pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde Pública, com redução dos riscos para a saúde global.
Uma Só Saúde no Brasil
O Governo Federal lançou em agosto deste ano o Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde. Liderado pelo Ministério da Saúde, o grupo é composto por 20 entidades, entre elas o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Considerado o primeiro passo para que o Brasil tenha uma política nacional e um plano de ação que reconheçam a interconexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, o grupo foi instituído pelo Decreto n° 12.007/2024 e é formado por ministérios, institutos, agências reguladoras e conselhos de classe, abrangendo as áreas da Biologia, Medicina Veterinária, Pesquisa Agropecuária, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Meio Ambiente, Biodiversidade, entre outras.
A Medicina Veterinária
Neste Dia Mundial da Uma Só Saúde, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) reforça o papel dos médicos-veterinários para a saúde do planeta. São esses profissionais que atuam prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade dos alimentos de origem animal para a população.
O médico-veterinário é o profissional que reúne competências diversas e sua atuação vai muito além do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais e dos atendimentos em clínicas, hospitais e consultórios veterinários.
No SUS, por exemplo, os conhecimentos técnicos do médico-veterinário auxiliam na prevenção, controle e diagnóstico de zoonoses – doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, como raiva, leptospirose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras. Além disso, prestam assistência técnico-sanitária aos animais, garantindo a sanidade dos alimentos de origem animal, atuando na defesa agropecuária, na inspeção oficial e nas vigilâncias sanitárias. Também são capacitados para atuar no controle de situações de emergência, especialmente nas vigilâncias epidemiológicas.
Medicina Veterinária: Pilar da interconexão entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental!