16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação
16 de outubro de 2023 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
O importante não é só o acesso ao alimento, mas também à qualidade do produto final oferecido ao consumidor, é a mensagem do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) neste 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.
O trabalho do médico-veterinário e do zootecnista é imprescindível para garantir a segurança do produto de origem animal e possibilitar maior acessibilidade à alimentação de qualidade.
A data dedicada à Alimentação foi implementada em 1981, com a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization). O intuito é de um apelo global pela erradicação da fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar. O Brasil e todos os profissionais ligados à cadeia produtiva e ao agronegócio brasileiro têm um papel fundamental em alimentar a população brasileira e também mundial.
Médico-veterinário e Zootecnista
Os dois profissionais possuem papel fundamental na segurança alimentar, já que atuam diretamente nos aspectos nutricionais e na alimentação de animais, sejam os de grande porte ou pets, contribuindo para o seu bem-estar.
O médico-veterinário, por exemplo, trabalha em todo o processo da cadeia produtiva, avaliando e controlando se a matéria-prima está adequada para o consumo humano. Ele trabalha de dentro da porteira até o alimento chegar à mesa do consumidor. Na agropecuária, eles podem atuar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos, exercem também atividades em laboratórios para análise de solo, água e saneantes destinados ao uso domiciliar, realizam pesquisas em alimentos, participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal.
O zootecnista também tem sua importância. Ele tem em sua formação uma ampla e diversificada diretriz curricular e um vasto campo de atuação, que vai muito além da nutrição animal, como zootecnia de precisão e bem-estar animal associado a melhoramento genético, com caminhos promissores e que irão trazer muitas novidades ao agronegócio.
A preservação da biodiversidade e de fontes de água e práticas sustentáveis voltadas ao produtor e ao consumidor também são outras ações que têm impacto direto sobre a alimentação e saúde da população.
Assessoria de Comunicação do CRMV-GO e Assessoria de Comunicação do CFMV