Radiologia veterinária: Parecer Técnico padroniza a atuação de profissionais
A radiologia no âmbito da Medicina Veterinária ganhou um novo Parecer Técnico em 2025. O documento padroniza a atuação dos profissionais responsáveis, prezando pela segurança dos procedimentos e dos pacientes atendidos. A adequação às normas estabelecidas já está incluída no plano de treinamento da fiscalização em 2026. Por isso é essencial que as empresas e os profissionais realizem suas funções conforme o indicado no Parecer.
No que diz respeito à atuação exclusiva do médico-veterinário, o Parecer Técnico 19/2025 reforça a expertise destes profissionais para a emissão de laudos, a supervisão do procedimento, a prescrição e administração de medicamentos para a sedação ou contenção dos pacientes, além do monitoramento e intervenção no caso de intercorrências que coloquem em risco a vida do animal.
Os médicos-veterinários também são responsáveis por supervisionar o trabalho realizado por técnicos em radiologia em todas as fases do procedimento. Aos técnicos, cabe a atuação como auxiliares, realizando o posicionamento dos pacientes e a operação do equipamento de raio-X.
Todas as empresas que prestam serviços de radiologia animal, inclusive aquelas que fazem atendimento em domicílio ou atuam em diferentes regiões, devem ter Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) de sua jurisdição, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), bem como um médico-veterinário responsável, regularmente registrado.
Os Conselhos Regionais intensificarão a fiscalização em clínicas, domicílios e empresas volantes. Serão investigadas denúncias e buscas ativas em redes sociais. As infrações graves, como a emissão de laudos por não veterinários ou o uso de medicamentos sem supervisão, receberão tratamento mais rigoroso e podem resultar em denúncia por exercício ilegal da profissão.
