Profissionais goianos em destaque: Médico-Veterinário é premiado com a mais alta honraria do CFMV
17 de outubro de 2024 – Atualizado em 22/10/2024 – 1:49pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) congratula o Médico-Veterinário Thiago Souza Azeredo Bastos, terceiro profissional goiano a conquistar o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho, a maior honraria concedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Aos 36 anos, Thiago será o mais jovem veterinário brasileiro a receber a prestigiada medalha, um reconhecimento por sua trajetória notável..
Segundo o CFMV, O Prêmio Professor Paulo Dacorso é outorgado a médico-veterinário que tenha realizado relevantes serviços à ciência veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país. A premiação é anual e a avaliação dos candidatos é feita pela Comissão de Avaliação e Julgamento, constituída pelos Conselheiros do CFMV. Os vencedores são definidos por voto, em Sessão Plenária, conforme definido pela Resolução CFMV nº 1.386/2021.
Desde sua graduação em 2010, Thiago Bastos se destacou nas quatro grandes áreas da Medicina Veterinária: Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Sanidade Animal, Produção e Reprodução Animal, e Clínica e Cirurgia de Animais. Sua formação técnica teve início no Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA/UFG), onde colaborou no monitoramento microbiológico de carnes. Na sequência, durante sua residência em Sanidade Animal, trabalhou com o diagnóstico e controle de doenças como brucelose, botulismo e tripanossomíase bovina, doença emergente que se tornou foco de suas pesquisas.
Além de sua atuação como clínico e pesquisador, Thiago Bastos iniciou a carreira docente na Faculdade Anhanguera de Anápolis e atualmente é professor na Universidade Evangélica de Anápolis (UniEvangélica), onde ajudou a construir e coordenar projetos de extensão e pesquisa, além de contribuir para a implementação da Clínica Veterinária da instituição. Ao longo de sua carreira, Thiago colaborou com importantes instituições como a Fiocruz, EMBRAPA, SENAR-GO, e universidades de renome como a UNESP e a Universidade Lusófona de Lisboa.
O CRMV-GO presta sinceras congratulações ao profissional homenageado, bem como reconhece a importância da pesquisa, do desenvolvimento científico, do trabalho e da perseverança de todos que atuam arduamente pelo crescimento contínuo da Medicina Veterinária no Brasil.