Inquérito Soroepidemiológico de Anemia Infecciosa Equina
27 de novembro de 2020 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:40am
A AGRODEFESA, durante os meses de Novembro e Dezembro deste ano, está realizando a coleta de amostras de soro de equídeos de 393 propriedades rurais e urbanas do Estado de Goiás para realizar o Inquérito Soroepidemiológico de Anemia Infecciosa Equina. Durante esses meses, as equipes compostas por Fiscais Estaduais Agropecuários e Agentes de Fiscalização da AGRODEFESA visitarão as propriedades sorteadas para aplicação de um questionário epidemiológico e para realizar a coleta das amostras que serão analisadas pelo LABVET.
O objetivo do inquérito é de verificar a prevalência da doença em Goiás, possibilitando a identificação dos principais fatores de risco para a enfermidade, o conhecimento de sua distribuição espacial e dispersão nos municípios goianos.
A Anemia Infecciosa Equina é uma doença endêmica no estado de Goiás, acomete equinos, asininos e muares de ambos os sexos e de qualquer idade. É uma doença transmitida por vetores mecânicos hematófagos, fômites, equipamentos e instrumentos contaminados. Segundo a AGRODEFESA, o serviço veterinário oficial necessita da pesquisa técnico-científicas para direcionamento das ações de defesa e implementação de controles mais eficazes para proteção da sanidade animal.