Vacinação anti-rábica
17 de maio de 2022 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:40am
Vacinação anti-rábica é sinônimo de prevenção
O CRMV-GO reforça que a vacinação de profissionais e estudantes das áreas relacionadas a saúde animal é fundamental para conter o surto de Raiva em Goiás, sendo importante seguir o protocolo de pré-exposição para imunização. A vacina pode ser encontrada nos centros de saúde da capital e no interior do estado.
A medida se faz necessária após o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário – LABVET /Agrodefesa, laboratório de referência para o diagnóstico Raiva em Goiás, confirmar um caso de raiva em felino do município de Goiânia.
A amostra suspeita deu entrada no laboratório da Agrodefesa, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Goiânia, órgão responsável pela vigilância de raiva em cães, gatos e animais silvestres no município. O felino diagnosticado com raiva era de vida livre, havia sido resgatado das ruas do Setor Mansões do Campus, região Norte de Goiânia, por uma família e encaminhado para uma clínica veterinária para atendimento.
Antes de vir à óbito o animal agrediu cinco pessoas, a veterinária que o atendeu e quatro membros da família que o resgatou. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todas as pessoas agredidas estão bem, realizando a profilaxia completa pós-exposição e sendo criteriosamente acompanhados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Município.
A raiva é uma doença de grande importância para saúde pública e para economia do estado, ela pode acometer quaisquer mamíferos, sejam eles domésticos ou silvestres, é considerada uma antropozoonose, sendo transmitida ao homem através da inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado por meio da mordedura, lambedura e arranhadura. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção do vírus no ambiente, consequentemente, os animais que coabitam em áreas onde existem abrigos de morcegos estão mais expostos ao risco de infecção.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacinação antirrábica humana para profilaxia pré-exposição é indicada para pessoas com riscos de exposição permanente ao vírus da raiva. Para solicitar a vacina pré-exposição, os estudantes e profissionais de zootecnia e medicina veterinária no estado de Goiás devem encaminhar o pedido pelo e-mail vigilância.epidemiologica@gmail.com ou por malote envaido da unidade para GEDAT/ Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças Transmissíveis Agudas. Para mais informações entre em contato pelo (62) 3524 3381.
Após a formalização da solicitação, a GEDAT analisará se atende aos critérios e dará retorno ao usuário indicando a unidade o qual deverá procurar para proceder com a profilaxia.
Assessoria de Comunicação CRMV