Serviço
26 de setembro de 2022 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:40am
CRMV-GO divulga 0800 para orientação em caso de acidentes com animais peçonhentos
Conselho apoia a SES na divulgação do número de atendimento telefônico gratuito que presta serviço de orientação 24h por dia, em caso de acidentes com animais peçonhentos à população e profissionais
Os acidentes por animais peçonhentos representam importante agravo de notificação compulsória no Brasil, tanto pela sua frequência como pela potencial gravidade dos casos. Assim a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) dispõe um Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos, que permite uma melhor resposta de atendimento aos pacientes bem como o fortalecimento da vigilância dos acidentes no estado.
Por meio do SUS, a SES disponibiliza um 0800 6464 350, o CIATOX – com atendimento 24 horas para orientar a população em geral, também médicos humanos e veterinários sobre a o antídoto e dosagem correta para casos de intoxicação por animais como cobras, escorpiões, plantas e produtos químicos.
A médica-veterinária Veruska Castilho, responde pelo programa e também é membro da Comissão de Saúde Única do CRMV-GO, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás. Ela comenta sobre as atribuições do programa e a importância de divulgação do telefone à população.
“Os acidentes acontecem com maior frequência no ambiente urbano em desordem, daí a importância de divulgar o número de orientação à população. O processo de urbanização desordenada contribui para o aumento da exposição a animais peçonhentos e sinantrópicos. O escorpião, por exemplo, se alimenta de baratas e outros pequenos insetos, portanto, sobrevive em ambientes urbanos com facilidade. Além disso, o depósito e acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção junto às habitações podem servir de abrigo para os animais peçonhentos”, afirma Veruska.
O programa está ligado ao CRMV-GO através da Comissão de Saúde Única e busca apoio do conselho para divulgar os serviços direcionados aos profissionais de saúde humana e animal, que visam capacitá-los a um atendimento mais assertivo e ágil. Segundo a Dra. Veruska Castilho, o serviço é pouco conhecido e além de orientar a população em geral, médicos humanos e veterinários sobre a o antídoto e dosagem correta para casos de intoxicação por animais como cobras, escorpiões, plantas e produtos químicos 24h por dia, também conta com as seguintes formações:
Capacitação Teórico-prática em Manejo Ambiental de Animais Peçonhentos – foco Manejo Escorpiônico;
Capacitações para profissionais de saúde e estudantes da área da saúde nas áreas de Vigilância, Assistência e Prevenção aos Acidentes por Animais Peçonhentos ;
Promove palestras informativas e técnicas sobre acidentes por AP e intoxicações;
Em caso de acidente com animais peçonhentos em humanos instrui-se que o cidadão mantenha a calma e ligue no CIATOX (0800 6464 350) para orientações iniciais, lave o local da picada com água/sabão. Pode-se colocar compressa morna para alívio da dor e deve-se manter o acidentado deitado, com o mínimo de movimento possível. Se possível, fotografar o animal agressor e procurar a unidade de saúde mais próxima. Caso o acidente aconteça com animais, as instruções são as mesmas, devendo buscar atendimento médico veterinário.
Assessoria de Comunicação