Conscientização
1 de dezembro de 2022 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:40am
Dezembro Verde: uma campanha em favor dos animais
O mês de dezembro foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância do combate ao abandono e aos maus-tratos de animais. O momento também é usado para a promoção da posse responsável.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no Brasil existam cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos.
No período de férias, os casos de abandono aumentam, fazendo crescer esse dado alarmante, sendo que o abandono de animais no Brasil é considerado crime punível com reclusão, segundo o art.32 §1º da lei 9.605/98.
Como surgiu o Dezembro Verde?
A data foi oficializada no ano de 2015, pelos ativistas da causa animal Drika Morais, da Federação Brasileira de proteção Animal (CBPA), e Francisco Alex Carlos Paiva. E desde então ganhou proporções nacionais e têm promovido o tema com sucesso. A importância da campanha se dá também em virtude do impacto negativo que o abandono causa na saúde mental e física dos pets. Ao serem retirados de seus lares, eles podem desenvolver sintomas de tristeza profunda e, em casos mais graves, até depressão. Além disso, a sobrevida dos animais nas ruas ser muito menor do
Principais motivos de abandono
Veja que 89,5% dos abandonos são motivados por mudança de residência. Outros motivos frequentes são o pet crescer demais, o outro pet da casa não se adaptar ou mudanças na rotina do tutor.
Somam-se a eles, a destruição de itens da casa e as necessidades no lugar errado. Todos motivos que, no geral, poderiam ser evitados com o planejamento da adoção e a condução adequada dos contratempos, como adestramento, aumento no nível de atividade e enriquecimento ambiental.
Para denunciar casos de abandono, ligue:
– Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA): 156
– Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA): (62) 3201-2760
Assessoria de comunicação CRMV-GO