Dia Mundial do Leite: a importância dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas
1 de junho de 2023 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:40am
No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), em 2001, com o objetivo de incentivar a população sobre o consumo de laticínios e também conscientizar sobre a produção responsável desses alimentos.
O leite é um alimento importante para a humanidade há cerca de 11 mil anos, desde a Revolução Neolítica. Com a domesticação das vacas, logo cabras e ovelhas também foram sendo inseridas no cotidiano das populações e, hoje, a produção láctea “alimenta” mais de um bilhão de pessoas no mundo todo.
No Brasil, são produzidos cerca de 33,6 bilhões de litros anuais, o que torna o país o terceiro maior produtor mundial. Além disso, o rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, com aproximadamente 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas, bezerras e touros. Por fim, em questões econômico-sociais, os empregos relacionados à cadeia láctea superam a marca de quatro milhões e as propriedades rurais leiteiras ultrapassam um milhão.
Médico-Veterinário e Zootecnistas na produção láctea
É inegável a importância do leite e seus derivados para a sociedade. Mas é válido ressaltar que toda indústria de laticínios, de acordo com a lei, exige um responsável técnico (RT) habilitado.
O Médico-Veterinário e/ou Zootecnista é o agente que garante o cumprimento de normas de qualidade e segurança, tudo para que o produto final chegue às casas dos consumidores com excelência.
Algumas das principais tarefas dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas desde as fazendas à comercialização são:
Orientação dos produtores sobre manuseio, conservação, armazenamento e transporte do leite;
Garantia da sanidade dos rebanhos, incluindo alimentação e controle de doenças;
Cuidados com a vaca leiteira em todas as fases – gestação, nascimento e desenvolvimento;
Elaboração de programas de profilaxia animal;
Garantia das normas de biossegurança;
Melhoramento genético;
Desenvolvimento de tecnologias pecuárias.
O Agronegócio do Leite é vital para o Brasil e para o mundo, por isso, neste Dia do Leite, não deixe de lembrar daqueles profissionais responsáveis pela produção segura e de qualidade.
Fontes: Embrapa Gado de Leite, Milkpoint, IBGE, FAO/ONU e CNA.