Papel e importância do médico-veterinário no SUS
14 de julho de 2023 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
Reconhecido como um profissional de saúde pública pelo Conselho Nacional de Saúde (Resolução 287/1998) e pelo próprio Ministério da Saúde (Portaria 639/2020), o médico-veterinário é um agente fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que atua pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente.
No SUS, os conhecimentos técnicos do médico-veterinário auxiliam na prevenção, controle e diagnóstico de zoonoses – doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, como raiva, leptospirose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.
Além disso, prestam assistência técnico-sanitária aos animais, garantindo a sanidade dos alimentos de origem animal, atuando na defesa agropecuária, na inspeção oficial e nas vigilâncias sanitárias. Também são capacitados para atuar no controle de situações de emergência, especialmente nas vigilâncias epidemiológicas.
Estudos recentes publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela revista Science apontam a Saúde Única – união de conhecimentos entre as saúdes pública, veterinária e ambiental – como abordagem para prevenir e responder a novos surtos de doenças zoonóticas e pandemias.
O médico-veterinário é o profissional que reúne essas competências e sua atuação vai muito além do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais e dos atendimentos em clínicas, hospitais e consultórios veterinários.
Confira algumas das principais contribuições do médico-veterinário no SUS:
Na Vigilância em Saúde, atua no planejamento e implementação de ações nas áreas epidemiológica, sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador;
Participa de comissões intersetoriais e permanentes, assim como em direções nacionais, estaduais ou municipais;
Realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, animais e o meio ambiente;
Elabora e aplica medidas de saúde pública no tocante às zoonoses;
Atua em conjunto com profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na inspeção de alimentos de origem animal;
Também atua na prevenção e no controle de doenças transmitidas por alimentos de origem animal, garantindo a saúde dos consumidores;
Coordena ações de combate ao abandono animal, bem como de manejo de animais infectados com risco à saúde pública;
Atua no controle de animais sinantrópicos e acidentes com animais peçonhentos;
Desenvolve ações para o controle de doenças transmitidas por vetores;
Fiscalização da vigilância sanitária;
Planejamento e desenvolvimento das políticas de controle populacional.
Ao longo de 55 anos de profissão regulamentada, os médicos-veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, não apenas no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, mas também na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas a garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) ressalta a importância do médico-veterinário na saúde pública.
Fontes: CFMV, Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde.