Dicas para escolher hotéis e pensões para pets
19 de dezembro de 2023 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
É comum que, principalmente durante as festas de final de ano, os responsáveis por animais de companhia viajem e, por diversos motivos, optem por hospedar o animal em algum hotel e/ou pensão para pets. Apesar do setor de pet-hotéis ser amplo e dispor de vários tipos de hospedagem e serviços, a escolha do local deve levar em consideração alguns fatores cruciais, como se há um médico-veterinário responsável técnico no local, a segurança, o tratamento oferecido aos animais, entre outros.
Pensando nisso, o CRMV-GO separou algumas dicas essenciais para se considerar na hora de escolher o melhor para a hospedagem de pets.
Tratamento dos animais: Observar como os animais são tratados e se sentem felizes e bem cuidados durante a estadia. Procurar por indicações e depoimentos de tutores que contratam o serviço pode ser útil.
Segurança e conforto: Além de observar se o local é amplo, com boa higiene e com enriquecimento ambiental, também verificar se há pessoas atentas à segurança e bem-estar do animal 24h por dia. Locais que não possuem regras e medidas, devem ser descartados das opções.
Sanidade animal: Verificar se o local mantém exigências quanto à sanidade dos animais, como vacinação, antipulgas, comportamento, hábitos, entre outros.
Presença de um médico-veterinário responsável técnico e inscrição no CRMV: Um estabelecimento inscrito no CRMV e com RT médico-veterinário garante ao responsável que, além da hospedagem do animal ser em um local fiscalizado periodicamente pelo conselho de classe, também seja acompanhada por profissionais capacitados.
Além disso, o CRMV-GO destaca que o médico-veterinário responsável técnico (RT) é um agente da legalidade que visa garantir, além do bem-estar animal, a saúde pública e a qualidade dos produtos fabricados ou serviços prestados, em conformidade com as normas e regras estabelecidas na legislação específica e no Código de Ética Profissional. Dessa forma, é esse profissional que vai assegurar, por exemplo, a qualidade do serviço oferecido ao animal e ao responsável durante uma estada em algum hotel ou pensão para pets.