CRMV-GO sedia a 2ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs
7 de junho de 2024 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
Entre os dias 4 a 6 de junho ocorreu a 2ª CNP – Câmara Nacional de Presidentes – do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), em Goiânia (GO). O encontro, que reúne presidentes de CRMVs de todo o país, foi realizado durante a 8ª CNDA – Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, no Centro de Convenções da capital.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, destacou que a CNP é um espaço importante de discussão de pautas que contribuem para o trabalho de médicos-veterinários e zootecnistas. “É um momento de escutar os Conselhos Regionais, entender as demandas e as necessidades de cada um. Ao longo desses dias estaremos discutindo temas de grande relevância para o Sistema CFMV/CRMVs, além de participarmos também das palestras, das discussões, e interagindo com os colegas que atuam na área de defesa sanitária animal. Que seja uma semana bastante produtiva”, ressaltou.
Ao longo dos três dias de CNP são debatidos temas como o “Bem-estar animal e suas implicações nas profissões do médico-veterinário e do zootecnista”. Anfitrião da CNP, o presidente do CRMV-GO, Rafael Costa Vieira, celebrou a realização do encontro no estado. “A CNP é o momento de alinhar todas as ações do Sistema. Não é uma coisa comum, mas, dessa vez, a gente faz a CNP dentro de um evento [a CNDA], que é o maior evento de defesa agropecuária. É o momento que a gente tem para reforçar a importância do Sistema dentro da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Não tenho dúvidas de que o evento vai ser muito promissor e que vamos sair com resultados muito positivos”, disse.
Discussões – No primeiro dia da CNP, foram apresentados temas discutidos na primeira conferência, realizada em Salvador (BA), em abril. Entre os assuntos que demandaram encaminhamentos estão: responsabilidade técnica em áreas de sombreamento da Medicina Veterinária; e concurso público para perito da Polícia Federal.
Estande – E durante a CNP, médicos-veterinários e zootecnistas contarão com um estande para recadastramento profissional e negociação de débitos. O espaço conta com servidores do CRMV-GO, que atendem os profissionais durante os três dias de CNP e CNDA. O estande funciona, ainda, como espaço de integração entre os participantes.
CNDA – O Sistema CFMV/CRMVs participou da palestra magna da 8ª CNDA, ministrada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o tema “Segurança Alimentar do Planeta”, em referência ao Dia Mundial da Segurança Alimentar, que será celebrado na próxima sexta-feira (7). A presidente Ana Elisa Almeida compôs a mesa de abertura da Conferência.
Homenagem
A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, foi homenageada no primeiro dia da CNP (4) pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) por “sua trajetória como professora e como primeira mulher a presidir o CFMV”.
O presidente do CRMV-GO, Rafael Costa Vieira, detalhou a trajetória profissional de Ana Elisa Almeida na Medicina Veterinária – desde a sua atuação como professora na Universidade Federal da Bahia até a chegada à presidência do CFMV. “A nossa intenção é prestar homenagem à primeira mulher a ser eleita presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ela é, de fato, uma guerreira. Enfrentou muitos desafios, inclusive de saúde, mas jamais deixou de nos atender. Com muito orgulho venho prestar essa homenagem ao lado do seu ex-aluno Paulo Emílio Torres, presidente da SBDA, para te entregar esta homenagem”, discursou.
“Sua liderança tem promovido e fortalecido avanços na Medicina Veterinária e na Zootecnia. Parabenizamos seu impacto na sociedade e na economia brasileiras. Você é merecedora de tudo isso e muito mais”, emendou o presidente da SBDA, Paulo Emílio Torres.
Emocionada, Ana Elisa Almeida agradeceu a homenagem e reiterou o papel do Sistema CFMV/CRMVs na valorização dos profissionais vinculados. “Fui pega de surpresa e estou emocionada! Quero dizer que tenho honra e alegria imensa de ser médica-veterinária, profissão que escolhi por vocação e por amor há 40 anos. Nós, médicos-veterinários, zootecnistas e demais do agro somos essenciais para a manutenção do agronegócio. Precisamos da nossa valorização como profissionais pelo excelente trabalho que realizamos nas agências de defesa. É um trabalho de segurança nacional. Contem com o Sistema CFMV/CRMVs. Agradeço pelo companheirismo, pela convivência e por caminharmos juntos”.
Fonte: CFMV