Diferenças entre os Estabelecimentos Veterinários
19 de agosto de 2024 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
O Conselho Regional de Medicina Veterinaria do Estado de Goiás (CRMV-GO) orienta que os diferentes tipos de Estabelecimentos Médico-Veterinários de atendimento a animais de estimação de pequeno porte, incluindo ambulatórios, consultórios, clínicas e hospitais veterinários possuem características específicas e distintas, conforme regulamenta a Resolução CFMV nº 1275/2019.
Ambulatórios Veterinários
Os ambulatórios veterinários são áreas designadas para o atendimento exclusivo de animais pertencentes ao próprio estabelecimento, como fazendas ou instituições de ensino. Nesses locais, são realizados exames clínicos, procedimentos ambulatoriais e vacinação. É importante destacar que, em ambulatórios, não são permitidas anestesias gerais, cirurgias ou internações, limitando-se a atendimentos menos complexos.
Consultórios Veterinários
Nos consultórios veterinários, os serviços oferecidos são voltados para consultas clínicas, realização de procedimentos ambulatoriais e vacinação de animais. Assim como nos ambulatórios, não são permitidas anestesias gerais, procedimentos cirúrgicos ou internações, o que restringe os atendimentos a ações mais básicas e preventivas.
Apesar das restrições em relação a procedimentos cirúrgicos e internações, tanto nos ambulatórios quanto nos consultórios, é permitido o uso de sedativos e tranquilizantes, combinados ou não com anestésicos locais, para a contenção e realização de procedimentos ambulatoriais. No entanto, essa prática só pode ser realizada sob a supervisão e presença permanente de um médico-veterinário.
Clínicas Veterinárias
As clínicas veterinárias oferecem um leque mais amplo de serviços, incluindo consultas, tratamentos clínico-ambulatoriais, cirurgias e internações. O serviço do setor cirúrgico e de internação pode ou não estar disponível durante 24 horas por dia, devendo a informação estar expressa nas placas indicativas do estabelecimento, nos anúncios e nos materiais impressos. Todas as atividades realizadas nesses estabelecimentos devem estar sob responsabilidade técnica e supervisão constante de um médico-veterinário.
Hospitais Veterinários
Hospitais veterinários são os estabelecimentos mais completos no que diz respeito ao atendimento de animais. Além de consultas e tratamentos clínico-ambulatoriais, oferecem exames diagnósticos, cirurgias e internações, com funcionamento em período integral (24 horas). Assim como nas clínicas, é exigida a presença constante de um médico-veterinário para supervisionar e conduzir as atividades.
Comércio e Estética em Hospitais, Clínicas e Consultórios
Além dos serviços de saúde, hospitais, clínicas e consultórios veterinários podem comercializar produtos para uso animal e oferecer serviços de estética, como banhos e tosas, sem a necessidade de acessos independentes para essas atividades. Isso permite uma experiência mais integrada para os tutores, que podem realizar múltiplos serviços em um único local.
Para mais definições e condições para o funcionamento dos Estabelecimentos Médico-Veterinários, acesse a Resolução CFMV nº 1275/2019 na íntegra aqui.