Ética na produção animal
A produção animal é uma atividade essencial para a economia do Brasil, colocando o país como uma potência na exportação de carnes e produtos lácteos. Para que os produtos alcancem um valor agregado, se tornando benéficos não apenas para a vida humana, mas também para a vegetal e animal, é preciso que produtores rurais se aliem aos serviços prestados por médicos-veterinários e zootecnistas, priorizando um modelo de trabalho fundamentado na ética, no bem-estar animal e na sustentabilidade.
O bem-estar animal se baseia em pilares físicos e emocionais. Dessa forma, a Associação Mundial de Veterinária (World Veterinary Association) criou um mecanismo para avaliar a qualidade de vida e os cuidados com as espécies.O conceito é conhecido como “As Cinco Liberdades”, sendo elas:
- Liberdade de sede, fome e má-nutrição;
- Liberdade de dor e doença;
- Liberdade de desconforto;
- Liberdade para expressar o comportamento natural da espécie;
- Liberdade de medo e de estresse.
O manejo racional é um conjunto de técnicas importante para o alcance do bem-estar animal. Sua implementação considera características fisiológicas e comportamentais da espécie envolvida, criando políticas desde o treinamento da equipe profissional até o planejamento da rotina adotada.
A nutrição e o conforto ambiental são outros procedimentos essenciais para a garantia da qualidade de vida dos animais de produção. O acesso à alimentação balanceada e água fresca, bem como um habitat planejado de acordo com as proporções e necessidades da espécie, proporcionam tranquilidade e auxiliam na expressão do comportamento natural dos animais.
Além disso, o acompanhamento preventivo e de contenção de doenças, aliado à atualização constante da rotina vacinal, fazem com que os animais alcancem a liberdade de condições que possam prejudicar a sua sanidade.
Médicos-veterinários e zootecnistas possuem o conhecimento técnico e prático necessário para atuar em todos os ambientes de produção animal, de granjas a abatedouros. A presença destes profissionais garante a sanidade, bem-estar e segurança para animais e seres humanos.