Médicos-Veterinários e Zootecnistas estão presentes na sua ceia
As festividades de fim de ano são momentos de união, alegria e, claro, de mesas fartas. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) ressalta que, por trás do sabor e da tradição dos pratos de origem animal que compõem a ceia natalina, existe uma complexa e rigorosa cadeia de produção controlada por médicos-veterinários e zootecnistas.
O CRMV-GO convida a sociedade a conhecer e a valorizar o trabalho destes profissionais que atuam incansavelmente por Uma Só Saúde (One Health), garantindo que a sua celebração seja deliciosa e, acima de tudo, segura.
A segurança alimentar começa muito antes do alimento chegar à mesa. É no campo que a qualidade e o bem-estar animal são assegurados. O zootecnista garante o manejo, a nutrição ideal, o bem-estar e a melhoria genética dos rebanhos, fundamentais para a produção de carnes saudáveis e de alta qualidade. O médico-veterinário atua na prevenção de doenças, na saúde animal e na biosseguridade, assegurando que o animal esteja livre de enfermidades que possam ser transmitidas ao consumidor.
Em frigoríficos, a atuação técnica é vital. O Médico Veterinário Responsável Técnico (RT) é a figura central ao inspecionar antes e depois do abate. A análise de cada animal vivo e cada carcaça identifica ou descarta qualquer indício de risco sanitário, como contaminações microbiológicas ou resíduos químicos.
O médico-veterinário e o zootecnista continuam atuando na gestão da qualidade ao longo da distribuição, especialmente em supermercados e pontos de venda. Eles verificam o armazenamento adequado, o controle de temperatura, o manuseio correto e a data de validade, assegurando que o produto mantenha sua integridade e segurança até o momento da compra.
Neste fim de ano, ao planejar suas ceias e comemorações, o CRMV-GO reforça a importância de valorizar os médicos-veterinários e zootecnistas. São eles que trabalham para proteger a saúde pública, a saúde animal e a saúde do planeta.
