Ministério da Educação suspende criação de novos cursos de graduação a distância
13 de junho de 2024 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a concessão de autorizações para criação de novos cursos, aumentos de vagas e novos credenciamentos para graduações na modalidade de educação a distância (EaD). A suspensão vale para cursos de todas as áreas e vai até 10 de março de 2025.
A medida do MEC está presente na Portaria nº 528, em conformidade à decisão favorável da Justiça Federal de suspender a criação de novos cursos na modalidade EaD para a área da saúde.
Após suspender a criação de novos cursos à distância até março de 2025, o MEC anunciou que deverá restabelecer, ainda em junho, um processo de reuniões com conselhos federais, gestores, especialistas e representantes das instituições de educação superior sobre a oferta desta modalidade de ensino.
Essa é uma grande conquista solicitada e proposta incansavelmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e demais 27 Conselhos Regionais para que a Medicina Veterinária e Zootecnia ficassem de fora do rol de cursos de graduação que poderiam ser ministrados à distância.
O Sistema CFMV/CRMVs continuará lutando pela valorização dos médicos-veterinários e zootecnistas e pelo ensino de qualidade!
Fontes: CFMV e MPF Goiás.