Por que não existe Black Friday na Medicina Veterinária e Zootecnia?
O cuidado com a vida não entra em promoção. Por isso, nesse mês de novembro, o CRMV-GO reforça que médicos-veterinários e zootecnistas não devem oferecer seus serviços com a temática da Black Friday.
As regras estabelecidas em conjunto pelos Conselhos Regionais e Federal de Medicina-Veterinária tem origem em uma ampla reflexão, que é feita com o objetivo principal de fortalecer médicos-veterinários e zootecnistas, além de proteger a sociedade.
Por que não aderir à Black Friday?
Cuidado com a vida: A atuação direta com animais vivos e sencientes faz com que o trabalho desses profissionais não possa ser visto como uma simples mercadoria.
Juramento ético: Médicos-veterinários e zootecnistas se submetem aos códigos de ética e normas de suas profissões. Essa responsabilidade é aceita no fim da sua formação acadêmica.
Mercado justo: Práticas como a concorrência desleal prejudicam a atuação, desbalanceando as relações entre os profissionais.
Respeito às famílias: Uma postura antiética prejudica a vida de animais e responsáveis. Médicos-veterinários e zootecnistas devem respeitar as normas em favor do cuidado com as famílias atendidas por eles.
Mas, para além da mera obrigação com as normas previstas nos códigos de ética, estes trabalhadores devem considerar o legado e missão da Medicina Veterinária e Zootecnia: proteger a vida em todas as suas formas.
Por isso, atente-se: o compromisso ético é inegociável. Posturas inadequadas ferem o nome e a credibilidade das profissões. Conscientize, apoie e pratique.
