Recentes declarações feitas por ONG questionando práticas da indústria leiteira
31 de agosto de 2023 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) vem a público repudiar as recentes declarações feitas pela ONG Mercy for Animals Brasil, por intermédio do ator Márcio Garcia, em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais questionando práticas da indústria leiteira.
O material, por vezes, falta com a verdade quanto à produção de leite no Brasil e, principalmente, desrespeita o trabalho dos produtores rurais e dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia, que se empenham em garantir o bem-estar dos animais e a qualidade dos produtos alimentícios.
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com cerca de 33,6 bilhões de litros produzidos anualmente. Ademais, o rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, com aproximadamente 70 milhões de animais, entre vacas, novilhas, bezerras e touros. Por fim, em questões socioeconômicas, os empregos relacionados à cadeia láctea superam a marca dos 4 milhões e as propriedades rurais leiteiras ultrapassam um milhão.
Diante de toda a magnitude desta produção, é evidente que o setor lácteo no Brasil segue uma série de exigências ligadas à sanidade, segurança alimentar e bem-estar animal. É de extrema importância que o diálogo em torno da produção animal seja embasado em fatos, dados científicos e conhecimento técnico.
Ainda, as alegações apresentadas também desrespeitam o exercício da Medicina Veterinária e Zootecnia, uma vez que os médicos-veterinários e zootecnistas são os agentes que garantem o cumprimento de normas de qualidade e segurança, tudo para que o produto final chegue às casas dos consumidores com excelência. O CRMV-GO reafirma o compromisso com o bem-estar animal, o conceito de saúde única e a promoção de práticas sustentáveis e éticas no âmbito do setor agropecuário.
O presidente do CRMV-GO, Rafael Vieira, pontua: “A presença do médico-veterinário e do zootecnista nos estabelecimentos relacionados à indústria laticínia assegura não somente o cumprimento de normas e legislações de segurança alimentar, bem como promove o bem-estar e saúde dos animais envolvidos, cumprindo as obrigações legais e éticas das profissões”.
Diante de todo o caso, o CRMV-GO incentiva a população a buscar informações confiáveis, provenientes, principalmente, de fontes embasadas em ciência e pesquisa, para a formação de uma visão precisa sobre a produção de leite e o seu papel crucial na segurança alimentar e no desenvolvimento econômico do Brasil.
Fontes: Embrapa Gado de Leite, Milkpoint, IBGE, FAO/ONU e CNA.