Nota de Esclarecimento referente à ausência de vagas para Zootecnista no Certame do CRMV-GO
Entendemos plenamente a importância da Zootecnia para o Sistema e a relevância dos questionamentos recebidos acerca do tema.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) têm a missão legal de fiscalizar e orientar o exercício das profissões de Médico-Veterinário e de Zootecnista, conforme previsto nas Leis Federais n° 5.517/68 e n° 5.550/68. As atividades de fiscalização são, de fato, exercidas por profissionais de ambas as áreas em diversos Conselhos pelo país.
No entanto, a definição das vagas e dos requisitos para cada concurso público é uma prerrogativa administrativa do CRMV-GO, baseada em um estudo interno de necessidades para a gestão e execução das atividades.
A opção por ofertar, neste certame, a vaga de Fiscal Médico-Veterinário, está fundamentada na:
- Natureza Predominante da Fiscalização Requerida: A análise da demanda atual de fiscalização do CRMV-GO indicou a necessidade de profissionais com atribuições majoritárias nas áreas privativas da Medicina Veterinária, como:
- Inspeção e fiscalização de produtos de origem animal;
- Defesa sanitária animal;
- Fiscalização de clínicas, hospitais e consultórios veterinários;
- Fiscalização de estabelecimentos que comercializam medicamentos e produtos de uso veterinário.
- Organização do Quadro de Pessoal: Esta decisão visa aprimorar a eficiência e a distribuição da nossa força de trabalho, complementando as especialidades já existentes no quadro de fiscais e atendendo aos pontos de maior criticidade no momento.
Destacamos que as atividades de fiscalização que atualmente demandam a convocação de profissionais e que, portanto, foram abrangidas pelo referido concurso, não competem à atuação da Zootecnia.
O CRMV-GO reafirma seu compromisso com a valorização e a fiscalização da Zootecnia. As necessidades de provimento de cargos para Fiscal Zootecnista continuarão sendo avaliadas em futuros planejamentos e concursos, sempre em alinhamento com a legislação, com as necessidades regionais de fiscalização e com questões orçamentárias.