Novembro Azul pet tem tudo a ver com o cuidado diário
A campanha anual do Novembro Azul aborda o câncer de próstata, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficiente, com maiores chances de sobrevivência dos pacientes. O CRMV-GO destaca que, além de ser uma grave doença para humanos, os animais também são muito afetados.
O câncer de próstata é uma doença ainda cercada de mitos e verdades, o que faz com que responsáveis animais busquem atendimento médico-veterinário de forma tardia, quando a doença já alcançou estágios mais avançados, comprometendo de forma mais letal o organismo dos pacientes.
Os profissionais da medicina veterinária são essenciais nessa trajetória de cuidado, mas destacamos que os responsáveis também exercem uma função importantíssima. É deles o papel de identificar, ainda em casa, sintomas de alerta, tais como:
- Perda de apetite
- Micção frequente
- Dificuldade para urinar
- Constipação
- Fezes em formato irregular
- Urina sanguinolenta
- Febre
- Dor abdominal
- Corrimento uretral
- Andar enrijecido
Prevenção
A principal medida preventiva para o câncer de próstata é a castração dos animais machos. O ideal é que os animais sejam castrados por volta de 1 ano de idade, para cães pequenos e gatos, ou 18 meses, para cães de grande porte. Em todos os casos, o procedimento deve ser indicado e realizado a partir de acompanhamento veterinário.
O CRMV-GO destaca que os responsáveis por animais devem garantir sua saúde em bem estar em todas as ocasiões. O cuidado diário só é possível quando os pets contam com a presença desses agentes rotineiramente. O acompanhamento com profissional capacitado também é essencial para a garantia do bem estar dos animais.
