Cuidados com animais domésticos no verão
4 de janeiro de 2024 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
Com a chegada do verão, as altas temperaturas podem ser desafiadoras não apenas para os humanos, mas também para os animais de companhia. Cães e gatos também podem sentir desconforto com o calor, por isso, é crucial adotar medidas para garantir a saúde e bem-estar dos pets no verão.
Conhecer os horários para passeios, aumentar a hidratação e mantê-los em ambientes frescos são algumas medidas que ajudam a manter a saúde e bem-estar do animal, evitando, principalmente, fadiga, insolação, queimaduras, entre outros.
Mantenha uma atenção constante para sinais de desconforto térmico em animais de estimação. Comportamentos como ofegar excessivo, gengivas pálidas, falta de energia e salivação em excesso podem ser indicativos de problemas relacionados ao calor. Em caso de suspeitas, mova imediatamente o animal para um local mais fresco e busque orientação profissional de um médico-veterinário.
Dicas
Passeie com o animal em horários até às 9h ou após às 17h, para evitar possíveis queimaduras nas patas. Também evite que ele realize atividades físicas em excesso, principalmente animais de focinho curto como cães das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu, e gatos Persas.
Mantenha o animal hidratado durante todo o dia, oferecendo sempre mais de um pote com água limpa e fresca. Durante os passeios, também leve água e faça paradas para permitir a hidratação.
Em relação à alimentação, é natural que os animais consumam menos nessa época.
Vacinação e vermifugação em dia. O aparecimento de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, é mais comum no verão, por isso, previna o animal.
Ambiente seguro e confortável. O animal deve estar sempre em locais bem arejados e na sombra dentro e fora de casa.
Previna acidentes com parasitas e outros animais peçonhentos. Mantenha em dia o controle de pulgas e carrapatos e as medidas preventivas relacionadas à viroses e doenças transmitidas por mosquitos. Cuide da higiene dos ambientes para diminuir o risco de acidentes com aranhas e escorpiões tanto para os pets quanto para a família
Aumente a periodicidade de banhos e de escovação. Prefira os banhos com água em temperatura ambiente. A escovação frequente proporciona melhor conforto térmico.
O CRMV-GO ressalta a importância do diálogo com um profissional médico-veterinário para cuidados específicos, como tosa, uso de protetores solares para pets e mais.