Chocolate é tóxico para cães e gatos!
29 de março de 2024 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
Não ofereça e atente-se para que o animal não consuma o alimento
Neste período de Páscoa, é muito importante lembrar que, apesar de ser querido pela maioria dos seres humanos, o chocolate é um alimento que deve ser mantido longe dos animais domésticos, especialmente cães e gatos.
O chocolate é tóxico para pets, principalmente devido à teobromina, substância natural do cacau, e à cafeína, ambas não metabolizadas pelos organismos dos animais. Para se ter uma ideia, a dose de teobromina que pode ser tóxica para cães está entre 100 e 150 mg/kg e, normalmente, os chocolates ao leite possuem 154 mg/100g de teobromina. No caso do chocolate meio-amargo, chega a 528 mg/100 g.
Diante disso, o CRMV-GO orienta que os responsáveis redobrem a atenção para o que os pets não ingiram chocolate, uma vez que, ainda que o alimento não seja oferecido diretamente, o animal pode pegar um pedaço de cima da mesa ou até mesmo revirando a lata do lixo.
Os sinais clínicos de intoxicação por ingestão de chocolates são agudos e variam conforme a quantidade de alimento ingerido. No geral, os sintomas são náuseas, diarreia, êmese, ataxia, tremores e convulsões que podem evoluir para óbito. O tratamento é baseado nos sintomas e, na maioria dos casos, necessita de internação para acompanhamento, orienta a médica-veterinária Suzana Severino (CRMV-GO 4092).
Em casos de ingestão de chocolate ou demais alimentos com cacau e/ou cafeína, ou sinais de intoxicação, consultar imediatamente um profissional médico-veterinário.
Fonte: CFMV.