Não existe Black Friday na Medicina Veterinária!
8 de novembro de 2024 – Atualizado em 27/11/2024 – 3:16pm
Com a chegada de novembro, o comércio e os consumidores se preparam para as grandes promoções da Black Friday, época marcada por descontos e oportunidades de compra. No entanto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) alerta: na Medicina Veterinária, a Black Friday NÃO existe.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a publicidade do serviço prestado pelo médico-veterinário e o zootecnista tem se mostrado um importante recurso de divulgação profissional para conquistar novos clientes, aumentar a fidelização e divulgar estudos e pesquisas.
A publicidade no âmbito da Medicina Veterinária e da Zootecnia é regulamentada pelas Resoluções CFMV n° 780/2004, que normatiza a publicidade e conceitua os procedimentos indicados para a divulgação de temas de interesse das classes, e as de nº 1.138/2016 e nº 1.267/2019, que aprovam, respectivamente, o Código de Ética do Médico-veterinário e o do Zootecnista. Além do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/1990).
A legislação diz que toda forma de propaganda, pessoal ou dos serviços oferecidos, deve ser discreta. Os receituários, laudos, atestados e carteiras de vacinação, não podem apresentar publicidade de produtos, logomarca ou logotipo. Os anúncios e impressos devem conter dizeres compatíveis com os princípios éticos, não implicando em autopromoção.
Ética e Publicidade: O que é proibido?
O profissional médico-veterinário deve assegurar que o conteúdo que está divulgando é cientificamente comprovado, validado, pertinente e de interesse público, sempre se pautando pelo caráter de esclarecimento e educação da sociedade.
Os materiais de divulgação, impressos ou digitais, não podem conter a informação expressa de valores cobrados pelos serviços ou formas de pagamento, assim como as chamadas do tipo: “promoção”, “desconto” ou “gratuito”. A divulgação de preços e promoções em serviços veterinários trata-se de uma violação ética.
Veja alguns exemplos de práticas proibidas pelo Código de Ética do Médico-Veterinário:
- Serviços como prêmios – “Art. 13. O médico veterinário não deve oferecer nem permitir que seus serviços profissionais sejam oferecidos como prêmio de qualquer natureza.”
- Divulgação de valores de serviços e formas de pagamento – “Art. 14. É vedado ao médico veterinário veicular em meios de comunicação de massa e em redes sociais os preços e as formas de pagamento de seus serviços.”
- Promoções e descontos em serviços – “Art. 15. É vedado ao médico veterinário divulgar os seus serviços como gratuitos ou com valores promocionais.”
O que é permitido?
Apesar das restrições, existem maneiras de divulgar serviços de forma ética e eficaz. Confira o que é permitido:
- Identificação completa: Nome do profissional, número de inscrição no CRMV e informações de contato devem constar em anúncios.
- Informação sem sensacionalismo: Procedimentos e casos clínicos podem ser divulgados desde que respeitem critérios de sigilo e não exponham o paciente para fins promocionais.
- Campanhas educativas: Datas comemorativas e campanhas de conscientização são incentivadas, desde que tenham caráter informativo.
- Concessão de entrevistas: É permitida para fins educativos e de interesse social, evitando a autopromoção.
Uso de Imagens e Sigilo Profissional
Outro ponto crucial é o uso de imagens de animais para divulgação. O tutor deve conceder autorização expressa e por escrito, evitando possíveis implicações legais. Além disso, é proibido usar fotos para demonstrar resultados de tratamentos ou para fins publicitários.
Valorização da Profissão e Confiança
A valorização do médico-veterinário e do zootecnista está intrinsecamente ligada à maneira como os serviços são promovidos. Ao adotar práticas de publicidade que respeitem as normas éticas, os profissionais não apenas protegem a credibilidade da classe, mas também reforçam a relação de confiança com seus clientes.
O CRMV-GO destaca que, ao priorizar a ética, os médicos-veterinários contribuem para a construção de uma imagem profissional sólida e respeitada. Publicidade não é apenas uma ferramenta de promoção, mas também um meio de educar e conscientizar a sociedade sobre a importância da Medicina Veterinária para a saúde única, o bem-estar animal e a segurança alimentar.
Publicidade e Ética na Medicina Veterinária andam juntas!
Assessoria de Comunicação do CRMV-GO