Festas de fim de ano: Cuidado com os alimentos tóxicos para pets
15 de dezembro de 2023 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:41am
Neste período de festas de fim de ano é muito importante redobrar a atenção para o que os pets estão ingerindo durante as ceias, visto que muitos alimentos são tóxicos e de difícil digestão para animais como cães e gatos. Ainda que o responsável não ofereça o alimento diretamente, o animal pode pegar um pedaço de cima da mesa ou até mesmo revirando a lata do lixo, portanto, é preciso cuidado!
Alguns alimentos tóxicos e que NÃO devem ser oferecidos aos animais são:
Chocolates
Nozes (macadâmias)
Uvas e uvas-passas
Tomates
Condimentos (alho e cebola)
Cerca de 99% do cardápio da ceia natalina não podem ser oferecidos aos pets, e o 1% dos alimentos que até podem ser compartilhados com cães e gatos, geralmente se limita a algumas frutas, em pequenas porções, de acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Além disso, o CRMV-GO ressalta que carnes gordurosas também devem ser evitadas, pois podem desencadear quadros gastrointestinais agudos (vômitos e diarreia).
Ainda que o tutor não ofereça o alimento diretamente, o animal pode pegar um pedaço de cima da mesa ou até mesmo revirando a lata do lixo, portanto, é preciso cuidado. Por exemplo, ao remexer os restos de alimentos, os animais podem ingerir ossos ou mesmo papel alumínio com gosto dos assados, o que pode causar grandes estragos no estômago e intestinos.
É importante que os produtos sejam mantidos em locais protegidos, em que os animais não tenham acesso. No momento da ceia de Natal e/ou Ano Novo, o responsável deve ficar atento e não permitir que o animal receba as sobras dos produtos como petiscos pelos convidados. O ideal é que os pets estejam bem alimentados antes da ceia para não ficarem pedindo comida.
É importante que o responsável entenda que fornecer o alimento de consumo humano não é um ato de amor e pode colocar o animal em risco. Com isso, troque este hábito por carinho e uma atividade física. Em alguns casos, será importante manter o animal distante no momento da refeição.
Em caso de ingestão de algum desses alimentos ou sinais de intoxicação, consultar imediatamente um médico-veterinário.
O CRMV-GO deseja Boas Festas a todos!
Fontes: CRMV-GO e CRMV-SP.