Proteção Animal
26 de agosto de 2022 – Atualizado em 23/10/2024 – 11:40am
NOTA DE REPÚDIO CRMV-GO
O Conselho Regional de Medicina Veterinária Goiás ( CRMV-GO), entidade de representação dos médicos-veterinários e zootecnistas, tem seu funcionamento pautado por força da lei e suas normas estatutárias, pelo princípio ético.
Assim, vem a público repudiar os comentários equivocados feitos por um apresentador de TV quanto às regras e normas estabelecidas para a realização de projetos de castração solidária.
A direção do CRMV-GO esclarece que fez contato com a gerência da emissora de TV, solicitando retratação necessária e trabalha numa campanha educativa sobre o tema para conscientizar a sociedade sobre os riscos de procedimentos cirúrgicos realizados em condições inadequadas, ainda que com propósito solidário.
As ações visam dar ampla divulgação a Resolução do CFMV nº 962/2010 que institui os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional.
O CRMV-GO reforça ainda que a normatização do processo não é meramente formal e muito menos visa burocratizar as ações solidárias de controle populacional de animais, mas dispõe-se analisar os riscos inerentes aos procedimentos cirúrgicos, com exigência de estruturas assépticas seguras e dignas para os animais submetidos ao procedimento, assim como o faz nas clínicas e hospitais. Desta forma, busca minimizar as possibilidades de situações de maus-tratos, como complicações pós-operatórias ou até o óbito do Pet, exercendo, assim, sua função de proteção à Sociedade e aos animais.
Íntegra da Resolução https://bit.ly/3e1ojgQ
Assessoria de Comunicação