Vacinação animal é com médico-veterinário
A vacinação de animais é um procedimento clínico,que, assim como a defesa sanitária e a vigilância de saúde animal, é prática exclusiva da Medicina Veterinária (Lei 5.517/1968). Por isso, para que a segurança de animais e trabalhadores seja garantida, toda atividade de imunização deve ser realizada sob orientação e controle de um médico-veterinário.
Somente o médico-veterinário tem o conhecimento a respeito das técnicas adequadas para a contenção de animais, aplicação segura dos imunizantes, descarte de materiais, controle de temperatura e armazenamento recomendados para a eficácia do procedimento.
É importante destacar que, para a segurança do animal e adequada imunização, a aplicação de vacinas também deve ser precedida por exames clínicos cuidadosos, para que seja verificado se o animal está apto a recebê-las.
Quando aplicadas em ruas, parques e domicílios, as ações de vacinação devem contar com um médico-veterinário para a orientação dos profissionais presentes, que devem ser supervisionados por ele.
O CRMV-GO alerta que a aplicação de vacinas em animais, quando realizada por cidadãos que não sejam médicos veterinários, é ilegal, podendo ser denunciada ao Conselho Regional.